E.C.M.
Aula 1
Objectivos da sessao
~Conhecer a professora e os alunos
-> para conhecermo-nos
-> ligar nomes as caras
-> criar grupo --> criar o espirito de grupo
~criar espirito de grupo
*usar uma letra legivel
*criar um espaco para criar coisas que devem ficar no quadro ate ao fim da aula -> espaco restrito
*primeiro ligar o datashow e depois o computador
-direcao de turma --> director de turma
-> responsavel pela gestao dos professores nessa turma
> enquanto alunos reagimos como os nossos alunos
--> alunizacao do aluno
> sala de aula e um local extremamente complexo
Posissionamento dos alunos em relacao ao professor
> aproximar ou afastar (pode)= provocacao
>distancia=um sentido de proteccao
>estar muito perto= muita confianca ou falta
O olhar-> raio de visao
---> treino do raio de visao
>prof tem muito necessidade de ser reforcado
>prof esta em situacao de inferioridade
> prof esta sempre a ser avaliado
>cabe ao prof construir o grupo
> tudo dentro da classe e da responsabilidade do prof
> e um trabalho desgastante
*enquanto prof estar sempre conhecedores da realidade e transmitir aos alunos
>o espaco onde se desenrolam as aulas influencia
>mudar de metedologia
--> levantar, aproximar, falar alto (indica boa desposicao)
>>o barulho nao quer dizer indisciplina
-> intensidade de voz
>evitar leccionar de costas
>diccao e importante --> importancia de projectar a voz
>competencia=capacidades, conhecimentos
>curriculo engloba a sociedade, os alunos e o saber
" o barco de cada um esta em seu peito"
Proverbio
Aula 3*
Objectivos da sessão 1. Esclarecer dúvidas * sempre definindo com um verbo ao infinitivo 2. Definir conceito de Educação *cuidado com os assentos e colocar no lugar certo 3. Consultar o portal do Ministério da Educação
>a partir de'75 nao se promove a memorizacao mas sim o desenvolvimento de capacidades da criança *a educação funciona muito por modas
>não é vergonha usar o dicionário, é vergonha escrever com erros--» cuidem do portugues
Um professor deve sempre:
Esclarecer
Consolidar Conteúdos
Articular *os ciclos de vida dos professores
Ø
O trabalho que o aluno fez deve se ter em conta
Ø
Mesmo que o TPC não tenha sido feito é
necessário reforço positivo para que ele o faça
Ø Desconstruir
(não faz mal hoje) -» não fez o TPC -»
fez mas copiou * o professor é professor
Ø Responsabilisar
o aluno para ele não se tornar antagonista ao professor
--» profissionalidade que cada um tem de construir
Ø O
que interessa é a construção feita com as aulas
Ø Boa
actividade -» dar para TPC aos alunos fazerem o sumário porque desenvolve a
capacidade de sintese dos alunos
Ø Empriendedorismo
e cooperativismo
--» podemos ler o mesmo texto de várias formas --»
temos de saber trabalhar em grupo para poder ensinar aos alunos a trabalhar em
grupo
Ø Agaramos
as coisas que gostamos
Ø As
aprendizagens são importantes para saber quais são as dificuldades do aluno
Ø Quando
um aluno apresenta algo o prof deve se posiçionar na posição oposta (na sala de
aula)
Ø Escrever
de esquerda para direita
Ø O
professor tem necessidade de reforço sobretudo com uma turma difícil
Conceito de Educação--» Latim
aula 3 continuada
> processo de socializacao
--> saber estar em sociedade, habitos de sociedade, o mundo laboral, valores, normas
--> Sociologia (E.Durkheim)
Competencia -> transmite atitudes, da conhecimentos e estimula capacidades
>a educacao priviligia o que a sociedade privilegia (ex. tecnologia)
--> tecnologia -- mais novos a ensinar mais velhos-- mais velhos a ensinar os mais novos (antigamente)
*O mundo nao e o meu mundo, ha mais mundos para alem do meu
> a educacao nao chega a todos > "O Emilio" Rousseau (Sec. 17)
-alfabetizacao Criança como planta e o professor como jardineiro
-abandono escolar
-insucesso escolar
>nao ha uma sò disciplina para educacao mas um conjunto de disciplinas
-demografia da educacao *a educaçao e um espaço enorme de justificaçao
-economia da educaçao
-->Comenius
(- um dos primeiros defensores da universalização da educação
-considerado como o pai da educação moderna)
1828 -> School of infancy
-Rousseau e Comenius foram de novidade extrema, Pestalo
> Hà vàrios conceitos de educação em função da sociedade
---> Sociedade é determinante para as políticas educativas e para a educação
---> Tem de ser capaz de desenvolver as capacidades dos alunos
* ciclos de formação dos professores
-> com uma turma pequena o professor comeca a acomodar-se
>numa escola privada tem de se submeter aos princípios da escola, na escola pública há mais liberdade
---> não obrigatoriedade, não aderência dos próprios professores às normas que se refelt nos próprios alunos
>o conhecimento pedagógico vai vindo com o tempo
>profissão de professor não tem feedback imediato
> a sala de aula é um lugar muito imprevisivel
Recursos
*www.gepe.min-edu.pt
-DGEEC
-www.djidc.min-edu.pt
-Docs da OCDE
->interiorização da aula (planificação da aula)
-> rentabilizar os comentários do aluno, enquadrar o contributo, quando é asneira forte ele que fique a perceber que foi uma asneira-> evitar que o aluno seja provocado
> curriculo como sinónimo de competências a adquirir
>há falta de pedagogia
"Mais vale ser ave livre, que rei cativo." -Provérbio Escandinavo
Sem comentários:
Enviar um comentário